Gato Preto: Saiba os mitos da raça e a conscientização sobre a raça
Com a chegada do Halloween, alguns mitos e crenças ressurgem com a comemoração da data. Um deles, é sobre o gato preto dar azar ou ser diabólico. Essa imagem que foi criada em volta desse animal por conta de sua coloração é algo que vem sendo combatido ao longo dos anos, inclusive há uma data para conscientização do gato preto, que é no dia 27 de outubro. Com todos os mitos e crenças equivocadas criadas em cima delas, é preciso combater a violência e o preconceito que muitas pessoas ainda têm.
Surgimento
O início dessa crença se iniciou na Idade Média, onde os gatos pretos eram relacionados a bruxas por conta de sua cor. As pessoas diziam que eles eram parentes das Bruxas e todas as vezes que uma “bruxa” morria, nascia um gato preto. Como a perseguição por bruxas, ou mulheres que eram nomeadas como bruxas, era forte, logo a perseguição pelos gatos pretos também se iniciou.
Nessa época, pela condição precária de higiene e saneamento básico, a população de ratos era grande. Os gatos são primordiais para o controle de ratos, porém com a perseguição dos gatos pretos, a população de ratos aumentou nas cidades, consequentemente levando a um aumento de proliferação de doenças.
Além de serem relacionados com as bruxas, o livro de Edgar Allan Poe, “O Gato Preto” de 1843 pode ter aumentado a popularidade dessa crença. Na história, um homem mata seu gato e sua esposa, e após o crime, o gato denuncia o homem para a polícia. Esse detalhe da história também criou o estigma de que gatos são bichos traiçoeiros.
No Halloween
Os gatos pretos têm relação com o Halloween por conta do festival de Samhain. A celebração marcava o fim da colheita e o início do inverno e era comemorado pelos celtas. Esse período significava que os mortos poderiam voltar e os gatos pretos eram associados como intermediários entre os vivos e os mortos, e usavam uma faixa branca.
Essa crença fez com os gatos pretos ganhassem um grande papel nas tradições de Halloween.
Contra a violência
Por conta dessas crenças, atualmente os gatos pretos ainda são vistos com maus olhos e por isso, acabam sofrendo violências, principalmente no Halloween e na sexta-feira.
Os gatos não atraem má sorte, não são traiçoeiros e não bruxos com poderes malignos, assim como os outros felinos e animais, só querem ser amados. Por isso, é importante incentivar a adoção e espalhar as informações corretas sobre os felinos, para acabar com o estigma em torno deles.
A MBS é um dos apoiadores da ONG Catland, que é responsável por abrigar gatos que buscam por um novo lar e muito amor. Você pode conhecer o trabalho deles e fazer doações nesse link: https://catland.org.br/